Como a roteirização auxilia no aumento da produtividade do seu negócio?

Como a roteirização auxilia no aumento da produtividade do seu negócio?

O custo logístico é um dos maiores gastos dentro do orçamento de uma empresa que necessita desse serviço. Mas é também, uma das atividades chaves, pois pode ser um fator decisivo na manutenção e prospecção de negócios e clientes. Dessa forma, muitas empresas estão investindo em ferramentas que ajudam a melhorar a eficiência e reduzir custos na questão logística.

A roteirização de entregas é uma dessas ferramentas. Funciona como um itinerário ou roteiro que busca reduzir o tempo, a distância percorrida e os custos operacionais no ramo logístico. Em suma, visa otimizar a programação de entregas, levando em consideração uma série de informações relevantes para o negócio, como locais de destino, distância entre cada ponto, frota e carga.

Um sistema de roteirização de frotas tem como um de seus principais benefícios o aumento da produtividade do negócio, devido a uma série de fatores:

  1. Economia de Tempo

Sem essa tecnologia, realizar a roteirização tomaria muito tempo dos gestores. Assim, com um sistema, essa tarefa é realizada de forma automática e muito mais rápida. Além disso, com a economia de tempo, os gestores podem se dedicar a outras atividades que agreguem valor a empresa.

 

  1. Rapidez e Produtividade.

Quando se utiliza um sistema de roteirização, evita-se problemas que possam afetar o tempo das entregas como trajetos longos e lentos, fazendo com que os motoristas cheguem mais rápido ao destino.

 

  1. Economia de Gastos

A roteirização permite a diminuição de quilômetros rodados, o que acarreta a diminuição de custos relacionados a combustível, manutenções (pneus, água, freios, peças em geral) e pedágio. Ademais, quando o prazo de entrega é cumprido, a empresa não precisa desembolsar verba para custear horas extras e diárias dos motoristas.

 

  1. Redução de Riscos

Com um trajeto planejado há uma diminuição significativa de riscos aos motoristas. Isso porque com a rota definida, evita-se a condução em alta velocidade e o uso de atalhos e ruas desconhecidas, que podem ser áreas de risco e podem levar a assaltos e riscos de acidentes.

 

  1. Qualidade

Devido a rapidez na prestação do serviço e ao cumprimento do prazo de entrega, o cliente fica satisfeito com a qualidade da atividade exercida.

 

  1. Otimização do Processo

Um sistema de roteirização também é capaz de cruzar o volume e o peso da carga com o local de entrega e capacidade do veículo.

 

  1. Desempenho

Além de otimizar rotas, a roteirização ajuda a empresa com a gestão da equipe. Como a tecnologia mostra rotas, processos de entrega e serviços ideais, os gestores da frota podem acompanhar o funcionamento e desempenho de seu time.

Dessa forma é muito importante que sua empresa conte com um sistema de roteirização de entregas, que trará os diversos benefícios citados acima, com destaque para o aumento da produtividade. A Way Data Solution possui um serviço de extrema qualidade e excelência, ideal para a sua empresa. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

Fechar Menu