Saiba como evitar o capotamento nas estradas

Entre as principais razões de acidentes com motoristas de caminhões estão os capotamentos. Perigo este que pode causar lesões graves e até a morte do motorista, além de danos ao caminhão e a carga.

Muitas estradas brasileiras também contribuem para agravar os tombamentos, em razão dos excessos de buracos e a falta de sinalização.  Para evitar esse problema, primeiramente é preciso ter certeza que o veículo está operando em sua melhor capacidade e esteja com a manutenção em dia, além de manter um controle da velocidade.

Confira algumas atitudes que podem ser tomadas:

Não freie na curva: se o freio for acionado bruscamente durante a curva, são grandes as chances das rodas travarem. Na curva esteja com o veículo em baixa velocidade e dê prioridade ao freio motor.

Reduza a velocidade: se a velocidade máxima permitida for de 90 km/h, escolha dirigir por volta dos 70km/h. É recomendável sempre estar entre 15 e 20 km/h a menos. Quanto menor a velocidade, menor a força centrífuga e assim os riscos de acidentes.

Cuidado com as cargas especiais: posicione bem as cargas e não permita que elas fiquem em movimento durante o trajeto. Isso é ainda mais importante quando se trata de mercadorias especiais, como de caminhões frigoríficos, em que as carnes ficam penduradas e se movem na lateral, aumentando as chances do veículo tombar.

Controle de velocidade: use um rastreador para monitorar a velocidade, assim um em-mail ou um SMS pode ser enviado sempre que o motorista passar o limite.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu